Como professor de inglês há quase 10 anos, regularmente me deparo com alguns tipos de erros quando meus alunos escrevem em inglês, um dos mais comuns e frequentes é: esquecer que I (eu) é sempre escrito com letra maiúscula em inglês. É natural que esse erro ocorra com certa frequência, afinal aprendemos que usamos letra maiúscula sempre no início de frases e com nomes próprios, mas essa regra não se aplica ao I (eu), visto que esse pronome pode vir em qualquer parte da frase e mesmo assim deverá ser escrito com letra maiúscula.
Aliás, por que o pronome I é escrito com letra maiúscula?
Indo direto ao ponto, não há uma teoria 100% correta sobre o porquê do pronome I ser sempre maiúsculo em inglês. Até os etimólogos, que estudam a história das palavras, não têm certeza. Contudo, existem algumas teorias.
- A pronúncia do ‘I’ mudou com o tempo.
De acordo com essa teoria, acredita-se que o I tinha um som curto, porque vinha do alemão ‘ich’ (um som como o ‘i’ de ‘ticket’). Com o tempo o I mudou para o som longo de hoje, como em ‘bike’, e então I passou-se a ser escrito com letra maiúscula para combinar com o som mais longo.
- Para expressar superioridade, autoridade ou importância.
Uma das teorias que muitos acreditam é relacionada ao Egocentrismo. De acordo com alguns ditos estudiosos no assunto, algumas pessoas passaram a escrever o pronome I em maiúsculo simplesmente para demonstrar superioridade sobre os demais. Alguns dizem que tudo começou com os escritores, pois esses eram detentores do poder da escrita e das ideias. Outros dizem que era uma imposição de membros das altas cortes, pois eles com seus títulos de nobreza eram mais importantes que os demais. Portanto, usar a letra maiúscula em I e não em you pode ajudar quem escreve a ter mais autoridade. Mas essa teoria cai por terra se pensarmos que o pronome me, por sua vez, sempre foi aceitável em letra minúscula.
- O “I” maiúsculo para ficar mais claro e facilitar a leitura.
Segundo essa teoria, é mais fácil enxergar o I maiúsculo quando ele é usado sozinho. Diante disso, as pessoas começaram a escrever assim, e o costume pegou.
- Para dar ao inglês a identidade de idioma nacional.
Antigamente, quem mandava na Inglaterra falava latim ou um francês arcaico, ou seja, o inglês nem sempre foi o idioma oficial. Este é um dos motivos para as regras gramaticais e a ortografia de inglês nem sempre serem previsíveis. Portanto, acredita-se segundo essa teoria que quando o inglês virou o idioma oficial, as pessoas fizeram pequenas mudanças para conferir a ele maior autoridade. Talvez o I maiúsculo tenha sido uma delas.
Nunca saberemos de fato, qual dessas teorias, é a verdadeira. Pode ser que a verdadeira teoria ainda seja desconhecida. Contudo, o mais importante é lembrar que I, ‘eu’ em inglês, deve sempre ser escrito com letra maiúscula.